A Banda

O regresso ao (bom) rock, em português !

QUEM SOMOS

Os CATA-VENTO, são uma banda musical portuguesa, com originais em português, na área do pop/rock/blues, em fusão com outros estilos (daí o nome do grupo).

Formaram-se no início de 2017, no Cartaxo, por Paulo Pinto (compositor e letrista) e David Colaço (arranjos musicais), ambos com diversificadas experiências no meio musical.

Os restantes membros da banda, também eles músicos experientes, aderiram ao projecto assim que contactados e contribuíram para uma sonoridade muito própria.

Os últimos a integrar a formação dos CATA-VENTO, foram Miguel Gromicho na guitarra solo e o baterista Luis Paulino, que já tinha gravado as músicas, enquanto músico de estúdio.  

OS MÚSICOS

PAULO PINTO

Voz, Guitarras e harmónica

DAVID COLAÇO

Teclados e arranjos

DANIEL TAVARES

Baixo

LUIS MIRRADINHO

Sax, clarinete e coros

LUIS PAULINO

Bateria

MIGUEL GROMICHO

Guitarra solo e coros

 PAULO PINTO - Nascido em 27/12/1963 na Guarda, aprendeu a tocar guitarra aos 15 anos, sendo um autodidacta.Assim, que aprendeu os primeiros acordes, começou a compôr e a escrever. Daí, à formação dos primeiros grupos, foi um pequeno passo. Desde o punk-rock “Mayday”, hard-rock “Sacrilégio”, folk “Banda Jovem” e “Mensageiros”.Concorreu e venceu (em diversas categorias), vários festivais da canção amadores, na Guarda, Manteigas, Covilhã, Pinhel, Fátima, Paião-Fig. Da Foz.

Em 1995/96, foi guitarrista na primeira digressão dos “pólo norte” de Miguel Gameiro, com inúmeros espectáculos pelo país e fazendo as primeiras partes da tournée dos Delfins e Santos & Pecadores.

Bancário durante 27 anos e não conseguindo conciliar a intensa vida profissional e familiar, com a música, os seus temas, estiveram “na gaveta” durante mais de 20 anos.Após o encontro com David Colaço (seu professor de piano) em 2016, de imediato surgiu a iniciativa de avançar com o projecto CATA-VENTO e gravar doze originais em português.

 DAVID COLAÇO - Natural de Santarém, nasceu em 2/11/1983 e começou a tocar piano aos 7 anos, tendo aos 9 ingressado na Escola de Música do Cartaxo, com aulas de órgão. Mais tarde, continuou a ter aulas em casa de piano e solfejo, tendo feito o exame de acesso ao Conservatório Regional de Tomar aos 15 anos de idade, onde estudou 3 anos. Por esta altura, já tocava piano, no grupo “Seeds”, que gravaram um álbum de originais. Com 25 anos começou a tocar no grupo de baile e covers “Odisseia”, onde ainda se mantém e participa também na “Banda Império”. Tem várias participações em gravações discográficas, sendo o último trabalho na rock band “Line”.Integra também a formação dos “The Town Bar” e participa musicalmente em várias peças de teatro, como por exemplo “Rir faz Bem”.

DANIEL TAVARES -  Nascido em 5/3/1998, em Santarém, iniciou-se musicalmente na Sociedade Filarmónica Incrivel Pontevelense, com 14 anos, onde aprendeu solfejo, formação musical e saxofone, tendo depois ingressado no Conservatório de Música de Santarém, para continuar a progressão musical no saxofone.

Dá aulas deste instrumento e tem colaborações em vários projectos musicais. Toca também, em várias bandas filarmónicas do Ribatejo.

Nos CATA-VENTO, dedicou-se à viola baixo, um instrumento de que gosta bastante, deixando os instrumentos de sopro para outro membro da banda.

LUIS MIRRADINHO -  Nasceu em 26/5/1986, em Lisboa. Teve aulas de solfejo e clarinete a partir dos sete anos, na Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima, onde agora dá aulas de solfejo e clarinete.

Cantor no coro de Aveiras, tocou também nos “Brothers of Music” (covers) e mais tarde nos “Irmãos da Música” (música de intervenção).Toca guitarra baixo no grupo folk “The Town Bar” , é músico colaborante do projecto "Terra Velhinha" faz parte das Bandas Filarmónicas de Aveiras de Cima e Pontével.

Colabora regularmente em vários projectos, grupos de teatro e corais.

Participou na gravação de tema “Pedalar para ajudar”, da associação “Acreditar” e na gravação do CD de Bandas de Música do concelho da Azambuja.

Nos CATA-VENTO, toca sax, clarinete, percussão e faz coros.

LUIS PAULINO -  Nasceu em Lisboa, baterista nato, autodidata, com passagem em vários projectos na área do rock.

 Trabalha há 10 anos como baterista de sessão dos Sound Pressure Studios (estúdios de gravação em

Algés-Lisboa), com inúmeros discos gravados.

Teve até à data, participação em vários projectos do segmento rock e pop e agora é parte integrante da formação dos CATA-VENTO, de quem já tinha sido o baterista nas gravações.

 MIGUEL GROMICHO - Nasceu em Arronches (Portalegre) e iniciou os estudos musicais aos 8 anos de idade na Escola de Música desta localidade.Frequentou depois o Conservatório de Portalegre e em 2012 ingressou na Universidade de Évora, onde concluiu a licenciatura em guitarra em 2015 e o mestrado em ensino de música em 2017.

Em 2018 editou o seu trabalho de estreia “História por contar”, um maxi-single de rock, cantado em português, com 3 canções da sua autoria. Paralelamente, tem bandas de “covers” como os “Art n’ Soul Trio” e os “MG3”, que se têm apresentado em vários eventos e bares.

Após a sua participação como convidado, no dueto de "Puzzle da vida", dos CATA-VENTO, onde foi também o guitarrista solo, aceitou o convite para integrar a formação da banda.

CATA-VENTO Copyright @ All Rights Reserved